sábado, 4 de fevereiro de 2012

Doenças da Pele: Cistos Epidérmicos e Triquilemais, Milium, Lúpia

Doenças da Pele

Cistos Epidérmicos, Cistos Triquilemais

O que é?

Conhecidos popularmente por "cistos sebáceos", os cistos encontrados com maior frequência são os epidérmicos e os triquilemais. O conteúdo de ambos não é sebo e sim queratina, a substância que forma a camada mais superficial da pele.

Os cistos epidérmicos são os mais frequentes e resultam da proliferação de células da epiderme dentro da derme, o que pode ser devido a uma tendência genética.

Os cistos triquilemais ou cistos pilares são menos frequentes e se originam do folículo piloso, ocorrendo principalmente no couro cabeludo. Antigamente eram chamados de cistos sebáceos.

Um cisto sebáceo, mais adequadamente chamado de cisto epidérmico é um caroço fechado abaixo da superfície da pele preenchido com material branco, semi-sólido, e de odor forte, sendo chamado de sebum. O cisto epidérmico é macio ao toque, de tamanho variado e geralmente de formato redondo. Trauma na pele, ou dos folículos cutâneos podem causar o cisto.

Algumas fontes afirmam que um cisto sebáceo deveria ser definido não pelo conteudo do cisto (sebum), mas pela sua origem (glândulas sebáceas). Como um cisto epidérmico origina-se na epiderme, enquanto outros tipos de cisto se orginam nos folículos pilosos, nenhum dos dois deveriam ser chamados de cisto sebáceo. Porém, na prática, estes dois tipos de cistos também são denominados cistos sebáceos, devido ao seu conteúdo (sebum). O cisto sebáceo stricto sensu, relacionado com a glândula sebácea, é uma condição rara.

Pode acometer qualquer segmento da pele e semimucosas. Cisto sebáceo não é canceroso (maligno). Geralmente requer tratamento médico quando apresenta crescimento ou quando se torna infectado. A excisão do cisto (cirurgia) é um procedimento relativamente simples e é curativo.

Manifestações clínicas

Apresenta vários diagnósticos diferenciais como outros cistos, tumores benignos e malignos - sendo assim, é fundamental uma consulta médica para avaliar adequadamente a doença e tratamento.

As lesões são esféricas, geralmente móveis, indolores, de consistência elástica ou endurecida. Podem variar de pequenos cistos (menores de 1cm) até lesões com vários centímetros de tamanho. A cabeça, pescoço e tronco são as regiões mais afetadas. Pode haver um ponto central, escuro, da abertura de um folículo piloso.

Os cistos são assintomáticos mas, se localizados sobre extremidades ósseas do tronco ou no couro cabeludo, podem causar incômodo ao deitar ou se encostar.

Em caso de inflamação secundária por ruptura da cápsula e/ou infecção, o cisto torna-se avermelhado, quente e doloroso.

Tratamento

O tratamento dos cistos é cirúrgico. Dependendo do tamanho, tipo e localização da lesão, o procedimento poder ser apenas a incisão, drenagem do conteúdo do cisto e destruição da cápsula com cáusticos.

O mais recomendado é a retirada completa do cisto incluindo a sua cápsula (excisão e sutura). A permanência da cápsula, ou de um fragmento desta, pode ser responsável pelo retorno da lesão.

Deve-se evitar espremer os cistos, pois isso pode provocar a ruptura de sua cápsula e eliminação de seu conteúdo dentro da pele, o que causa inflamação intensa no local.

Cistos inflamados devem ser tratados com anti-inflamatórios e antibióticos, de acordo com cada caso. A drenagem do conteúdo do cisto acelera o processo de cura.

Existe um tratamento não-cirúrgico que é efetivo: consiste em colocar diretamente sobre o cisto uma bolsa de água quente (na temperatura da água de banho) por 15 a 30 minutos duas vezes por dia durante 10 dias. O cisto diminuirá gradualmente até desaparecer (embora ele pode retornar em alguns casos). Este método funciona porque o calor derrete o material "gorduroso" (sebum) dentro do cisto, transformando-o aos poucos em pequenas quantidades de um fluido oleoso, o que facilita sua reabsorção e processamento pelo organismo.


Milium e Lúpia

O que é?

Milium são pequeninas lesões amareladas ou esbranquiçadas, superficiais, localizadas frequentemente na face e, principalmente, ao redor dos olhos. Em alguns casos o milium pode atingir tamanhos maiores. Pode surgir também em cicatrizes ou após a dermoabrasão (procedimento no qual é feito um lixamento da pele).

Lúpia, são cistos epidérmicos que aparecem na bolsa escrotal e grandes lábios. Existe uma tendência hereditária para o seu surgimento, que costuma ocorrer na fase adulta.

Manifestações clínicas

As lesões se manifestam formando cistos de coloração amarelada, arredondados ou ovalados, com dimensões que variam de poucos milímetros a um centímetro. Pode aparecer como lesão única ou várias lesões.

Tratamento

O milium pode ser destruído com a aplicação de determinados cáusticos pelo dermatologista ou através de uma micro incisão para a retirada do seu conteúdo.

O tratamento é cirúrgico e deve ser realizado por profissionais habilitados, como o médico dermatologista. A lesão deve ser retirada completamente para evitar a recidiva no mesmo local.

Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima - Dermatologista
Fonte: http://www.dermatologia.net

27 comentários:

  1. Vcs poderiam me informar o custo aproximado de uma cirurgia para
    retirada de lúpias ??
    O serviço público de saúde atende ao meu caso ??

    Por favor vb_oliveira@ig.com.br Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown

      Te encaminhei a resposta por e-mail.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Quanto custa em média a cirurgia da lúpia em clinicas particulares e se o serviço publico também me atende. meu e-mail
      tarcisjs@hotmail.com

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ola eu posso me conciderar caso extremo ja que possua uma peq. infestaçao de lupia, tendo um aprocimadamente com 3 cn, é normal eles inflamarem e estourarem , ja q n possuem olho como espinha, e o fato de espremer para a retirada ma massa , pode ser prejudicial?meu imail. (nomeandersonlee@yahoo.com.br)obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, agradeço a atenção, e oriento a nunca espremer pois poderá inflamar e infeccionar, e até aumentar o tamanho. procure um Dermatologista para se consultar, pois possuo Cisto Sebáceo e encontrei uma solução muito eficiente e simples, que foi através de loção e shampoo diário, evitando o uso constante de antibióticos e nunca mais infeccionou.

      Excluir
  4. Olá gostaria de saber quanto custa em média a retirada da Lúpia.

    ResponderExcluir
  5. Olá gostaria de saber quanto custa em média a retirada da Lúpia.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, eu gostaria de saber mais ou menos o valor da retirada de uma lúpia?
    Se existe algum tratamento sem ser cirúrgico?
    O que pode acontecer se não for retirado?
    e como funciona a cirurgia?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, eu gostaria de saber mais ou menos o valor da retirada de uma lúpia?
    Se existe algum tratamento sem ser cirúrgico?
    O que pode acontecer se não for retirado?
    e como funciona a cirurgia?
    Se puder enviar um email fico agradecido.
    henrique.f.f.n@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso também dessas informações que o Henrique citou

      Email: gilbertoatr@hotmail.com

      Excluir
    2. Preciso também dessas informações que o Henrique citou

      Email: gilbertoatr@hotmail.com

      Excluir
  8. BN , tenho 37 anos e durante minha vida sempre tive um caroço mais oi menos do tamanho de um grão de feijão na parte interior da coxa direita. Ontem começou a inchar , a pele está com vermelhidão e levemente elevada. Será que isto é Cisto???

    ResponderExcluir
  9. Já fiz cirurgia há dois anos de lupia retirando mais de 8 cistos em média de 2cm cada, agora pelo q o médico contou tem mais 15, cerca de 7 estão inflamados.
    Não sei se adianta fazer as incisões pois voltam tudo. Vcs podem me orientar o q fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que fez desde então pra tratar?? Tenho situação similar a sua! Obg.

      Excluir
  10. Já fiz cirurgia há dois anos de lupia retirando mais de 8 cistos em média de 2cm cada, agora pelo q o médico contou tem mais 15, cerca de 7 estão inflamados.
    Não sei se adianta fazer as incisões pois voltam tudo. Vcs podem me orientar o q fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anderson, te oriento a procurar um dermatologista para verificar uma loção manipulada para lavagem do couro cabeludo, isso ajudara muito no processo, e você pode tambem verificar uma clinica dermatológica para analisar algum tratamento a laser para tentar diminuir o surgimento de novos cistos.

      Excluir
  11. Ola, Gostei da matéria. Encontro pouca coisa relacionada a cisto sebáceo. Sou estudante de enfermagem e gostaria de saber se esse procedimento é realizado por enfermeiros. Um abraço
    brendaportillo1@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anahi, como se trata de um procedimento cirúrgico, somente equipe médica pode realizar este procedimento.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  12. Gostaria de saber qual é a melhor forma de tratar lupia , e também se isso é algo transmissivel? Oq devo fazer ?
    antonio.marcos02071988@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Tenho um cisto no couro cabeludo ha mais de 6 anos, ele é muito pequeno, lembro que ele começou se formar por causa de caspa, onde eu coçava mto nesse local, depois a caspa sumiu e foi ficando a bolinha durinha, nunca me causou incômodo, sempre faço exames de rotina (sangue) e sempre dá tudo normal, não tenho nenhum tipo de sintoma, é apenas o cisto. Esse cisto é de consistência sólida, não dói, não tem nenhuma secreção. Já faz mto tempo que tenho é ele não aumenta, não causa nada. O que pode ser ?

    ResponderExcluir
  14. Tenho um cisto no couro cabeludo ha mais de 6 anos, ele é muito pequeno, lembro que ele começou se formar por causa de caspa, onde eu coçava mto nesse local, depois a caspa sumiu e foi ficando a bolinha durinha, nunca me causou incômodo, sempre faço exames de rotina (sangue) e sempre dá tudo normal, não tenho nenhum tipo de sintoma, é apenas o cisto. Esse cisto é de consistência sólida, não dói, não tem nenhuma secreção. Já faz mto tempo que tenho é ele não aumenta, não causa nada. O que pode ser ?

    ResponderExcluir
  15. Olá meu marido tem 8 cistos pelo corpo,são por baixo do tecido da pele,uns doí e outros não tem que apalpar para sentir.Que cisto sera esses?

    ResponderExcluir
  16. Olá queria saber se eu não retira a lupia ela pode trazer algum malefício ?

    ResponderExcluir
  17. Olá! Gostaria de saber qual é o especialista indicado para remoção da lúpia, e qual é o valor em média de uma cirurgia. Agradeço desde já. E-mail: deividrodriguesfreitas@gmail.com

    ResponderExcluir