terça-feira, 23 de abril de 2019

Fruta ajuda a prevenir perda da visão relacionada ao envelhecimento



Uma fruta pode ajudar a prevenir a perda de visão relacionada com o envelhecimento. É isso que concluíram pesquisadores do Westmead Institute for Medical Research, afiliado à Universidade de Sidney, na Austrália, ao analisar o efeito do consumo de laranjas.
estudo consistiu no acompanhamento de 2037 adultos com idades de 49 anos ou mais, ao longo de 15 anos. Reavaliados a cada cinco anos, os voluntários eram analisados para identificar se tinham ou não sido afetados pela degeneração macular relacionada à idade, que deixa a visão turva e pode levar à cegueira. Essa condição médica é considerada comum por especialistas. No Brasil, mais de 2 milhões de casos são registrados por ano. No mundo, a doença afeta 196 milhões de pessoas.
Outras pesquisas já mostraram os efeitos positivos para a prevenção da degeneração macular com o consumo de alimentos que tenham substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, assim como foram registrados os benefícios de substâncias específicas, como zeaxantina, luteína e as vitaminas A e C.
Como trata-se de uma condição crônica que não tem cura, os pesquisadores centraram esforços em pesquisas que ajudam a prevenir o seu desenvolvimento, relacionado com a idade. Por isso, o novo estudo avaliou o potencial dos flavonóides, substância bioativas que protegem frutas e plantas da oxidação. Eles podem ser encontrados em laranjas, maçãs, vinho tinto e nos chás.
A constatação dos pesquisadores foi de que as pessoas que consumiram regularmente, uma vez ao dia, uma porção de laranja apresentaram mais de 60% menos chances de desenvolver a degeneração macular em razão da idade.
Apesar de ser um levantamento com amostra significativa e avaliação de voluntários por mais de uma década, o estudo ainda pode estar aberto a inconsistências por conta dos relatos sobre alimentação a cada cinco anos, que podem não estar 100% corretos ou suas dietas podem simplesmente não ser tão regulares quanto foi reportado. Portanto, mais pesquisas científicas sobre o tema ainda são necessárias.
Fonte: https://exame.abril.com.br/ciencia


terça-feira, 16 de abril de 2019

Curso Nacional de Atualização em Medicina de Emergência!



Sejam bem-vindos ao 18º Curso Nacional de Atualização em Medicina de Emergência!

Continuamos com um dos seus mais importantes diferenciais, que é a disponibilização de MODALIDADES DE ENSINO DIVERSIFICADAS E COMPLEMENTARES, permitindo ao aluno aprender e sedimentar os temas de maneira sólida, COM ÊNFASE NO RACIOCÍNIO E SENSO CRÍTICO.
O 18º CURSO VOLTA AO SEU LOCAL DE ORIGEM, O CENTRO DE CONVENÇÕES REBOUÇAS.

18ª Edição

SAIBA POR QUÊ O CURSO É ÚNICO E EXCLUSIVO

CONFIRA OS PRINCIPAIS
MÓDULOS ABORDADOS NESSA EDIÇÃO

Início do Curso 27/04/2019
O Curso será dividido em 8 módulos, sendo 5 presenciais e 3 Online
  • PCR/RCP/GRUPOS ESPECIAIS
  • CHOQUE NA EMERGÊNCIA
  • EMERGÊNCIAS CARDIOVASCULARES
  • VA-TORAX-RESPIRATÓRIAS
  • EMERGÊNCIAS ABDOMINAIS
  • EMERGÊNCIAS NEUROLÓGICAS
  • INTOXICAÇÕES AGUDAS
  • SISTÊMICAS-METABÓLICAS-TGU
  • PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS
*Programação sujeita a alterações

DATA DOS MÓDULOS

  • MÓDULO I - 27/04/2019
  • MÓDULO II - 25/05/2019
  • MÓDULO III - 29/06/2019
  • MÓDULO IV - 24/08/2019 – ONLINE
  • MÓDULO V - 21/09/2019
  • MÓDULO VI - 26/10/2019
  • MÓDULO VII – 09/11/2019 – ONLINE
  • MÓDULO VIII - 30/11/2019 – ONLINE

Fonte: https://cursodeemergencia.com.br/#investimento


segunda-feira, 15 de abril de 2019

A história de "Cicely Saunders" e St. Christopher's



Cicely Saunders nasceu em 22 de junho de 1918, na Inglaterra, e dedicou sua vida ao alívio do sofrimento humano. Ela graduou-se como enfermeira, depois como assistente social e como médica. Escreveu muitos artigos e livros que até hoje servem de inspiração e guia para paliativistas no mundo todo." 
Em 1967, ela fundou o St. Christopher´s Hospice, o primeiro serviço a oferecer cuidado integral ao paciente, desde o controle de sintomas, alívio da dor e do sofrimento psicológico. Até hoje, o St. Christopher´s é reconhecido como um dos principais serviços no mundo em Cuidados Paliativos e Medicina Paliativa.
Cicely Saunders conseguiu entender o problema do atendimento que era oferecido em hospitais para pacientes terminais. Até hoje, famílias e pacientes ouvem de médicos e profissionais de saúde a frase “não há mais nada a fazer”. A médica inglesa sempre refutava: “ainda há muito a fazer”. Ela faleceu em 2005, em paz, sendo cuidada no St. Christopher´s.
ANCP - Academia Nacional de Cuidados Paliativos