segunda-feira, 26 de julho de 2010

SAE - Sistematização da Assistência de Enfermagem



Com Florence Nightingale a enfermagem iniciou sua caminhada para a adoção de uma prática baseada em conhecimentos científicos, abandonando gradativamente a postura de atividade caritativa, intuitiva e empírica. Com esse intuito, diversos conceitos, teorias e modelos específicos à enfermagem foram e estão sendo desenvolvidos, com a finalidade de prestar uma assistência, ou seja, planejar as ações, determinar e gerenciar o cuidado, registrar tudo o que foi planejado e executado e, finalmente, avaliar estas condições, permitindo assim gerar conhecimentos a partir da prática, realizando assim o processo de enfermagem.

Na década de 70, Wanda de Aguiar Horta, desenvolveu um modelo conceitual, no qual a própria vivência na enfermagem, levou-a procurar desenvolver um modelo que pudesse explicar a natureza da enfermagem, definir seu campo de ação específico e sua metodologia. Essa mesma autora define o processo de enfermagem, como sendo a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano.

Após a promulgação da lei 7.498, de 25 de junho de 1986, referente ao exercício da enfermagem, dispõe o artigo 11, como atividades exclusivas do enfermeiro a consulta de enfermagem; prescrição da assistência de enfermagem; cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida; cuidados de enfermagem de maior complexidade e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.

O processo de enfermagem é sistemático pelo fato de envolver a utilização de uma abordagem organizada para alcançar seu propósito. Portanto, a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do enfermeiro, que através de um método e estratégia de trabalho científico realiza a identificação das situações de saúde/saúde, subsidiando a prescrição e implementação das ações de Assistência de Enfermagem, que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde do indivíduo, família e comunidade.

A implementação da SAE, deverá ser registrada formalmente no prontuário do paciente devendo ser composta por (COREN, 1999; COREN, 2000):
· Histórico de Enfermagem;
· Diagnóstico de Enfermagem;
· Prescrição da Assistência de Enfermagem;
· Evolução da Assistência de Enfermagem;
· Prognóstico de Enfermagem
* Anotações de Enfermagem.

O LIVRO sobre aplicação prática da SAE! mostra que a implementação da sistematização da assistência de enfermagem é uma determinação oficial que inquieta docentes, estudantes e profissionais de enfermagem. Este livro mostra como colocar em prática, sem sustos, essa resolução do COFEN.

CAPÍTULOS:Introdução1) Teorias de enfermagem2) O processo de enfermagem3) Primeira etapa do processo de enfermagem: Investigação4) Segunda etapa do processo de enfermagem: Diagnósticos de enfermagem5) Terceira etapa do processo de enfermagem: planejamento dos resultados esperados6) Quarta etapa do processo de enfermagem: implementação da assistência de enfermagem7) Quinta etapa do processo de enfermagem: avaliação da assistência de enfermagem8) Taxonomia NOC9) Classificação internacional das práticas de enfermagem10) A pesquisa em enfermagem e os sistemas de classificação dos elementos da prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário