quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Inverno ( frio )



Frio (ou também briol em Portugal) é uma sensação dos corpos sensientes. Não há algo caracterizado absolutamente como frio, tal como existe uma definição do calor, já que ele depende de cada pessoa. O frio é um processo sensorial.

O frio é variável. É impossível afirmar que certa pessoa sentirá frio a 20°C, por exemplo. Isso depende da pessoa se acostumar à temperatura, o que aumenta a sua tolerância ao frio.
As temperaturas baixas podem fazer com que as pessoas tenham a temperatura do corpo reduzida, se não se agasalham devidamente. Isso pode até causar a morte por hipotermia.

Explicação Física: O calor é o processo de troca de energia entre corpos, devido à diferença de temperatura. Quando um ser vivo sensiente perde calor, este sente frio.

O conforto térmico é definido como uma condição mental que expressa satisfação com o ambiente térmico circunjacente. Ter conforto térmico significa que uma pessoa usando uma quantidade normal de roupas não sente nem frio nem calor demais

A sensação térmica (ou a temperatura aparente) é uma indicação da percepção da temperatura do ar, que pode diferir da temperatura real devido a fatores climáticos que afetam a transferência de calor entre o corpo e o ar, como a humidade, densidade e a velocidade do vento a 1,5m de altura a partir do solo, considerado a altura média de um rosto humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário