É a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde.
sábado, 19 de novembro de 2011
Dia Internacional do Homem
O Dia Internacional do Homem é comemorado dia 19 novembro. O objetivo da data é chamar a atenção para os cuidados da saúde masculina.
Inaugurado em abril de 2008, o Hospital do Homem em São Paulo, é o primeiro do Brasil voltado exclusivamente à saúde masculina em São Paulo, tem capacidade para atender 6 mil consultas em ambulatório e 300 cirurgias mensais. O Hospital do Homem está instalado no prédio do Hospital Brigadeiro.
O Governo do Estado de São Paulo investiu R$ 2 milhões na compra de equipamentos de ultrassom, urologia, litotripsia (que destrói o cálculo renal através de ondas de impacto) para equipar o "Hospital do Homem".
O Hospital ocupa uma área de 1,1 mil m². A unidade reúne especialidades médicas como Andrologia, Patologias da Próstata e Urologia, além dos núcleos de alta resultabilidade (check-up) e de ensino e pesquisa.
O Departamento de Patologias da Próstata é dividido em dois setores: diagnóstico e tratamento das DST, prostatites (infecções da próstata causadas por bactérias e vírus) e prevenção do HIV e HPV; tumores (câncer e hiperplasia benigna da próstata).
Já na área de Urologia, o Centro conta com profissionais de Nefrologia (hipertensão renovascular e transplante renal), Endocrinologia, Neurologia (disfunções da vesícula, uretrais e incontinência urinária) e urologias geriátrica e plástica.
Para ser atendido no Hospital do Homem, o interessado tem de passar primeiro no clínico ou urologista, em postos de saúde municipais, para posteriormente ser encaminhado. Tanto o Estado quanto o município informam que as consultas são marcadas de acordo com as necessidades dos pacientes e que o sistema tem outros locais onde o tratamento pode ser realizado.
O principal objetivo da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem é facilitar e ampliar o acesso da população masculina às ações e aos serviços de assistência integral à saúde. A política também busca atuação nos aspectos sócio-culturais sob a perspectiva de gênero, contribuindo de modo efetivo para a redução da morbidade e da mortalidade e para a melhoria das condições de saúde dessa população, utilizando como porta de entrada a Atenção Básica e a Estratégia Saúde da Família (ESF).
Supere o preconceito
Por meio dessa iniciativa, o Governo Federal deseja que ao menos, 2,5 milhões de homens na faixa etária de 20 a 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano. Além de criar mecanismos para melhorar a assistência oferecida a essa população, a meta é promover uma mudança cultural e superar a questão do homem que só procura o sistema de saúde em caso de emergência.
Na maioria das vezes, os homens recorrem aos serviços de saúde apenas quando a doença está mais avançada. Assim, em vez de serem atendidos no posto de saúde, perto de sua casa, precisam procurar um especialista, o que gera maior custo, sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família. A não-adesão às medidas de saúde integral por parte dos homens leva ao aumento da incidência de doenças e de mortalidade.
Aproveite agora e faça uma revisão de seus conceitos e reflita. Mesmo os homens mais jovens não devem deixar para pensar em sua saúde somente a partir dos 50 anos, com o exame do câncer de próstata. E aí, já procurou um urologista este ano?
Hospital do Homem
AV. BRIGADEIRO LUIS ANTONIO, 2.651 - JARDIM PAULISTA
São Paulo - SP
Telefones: (11) 3170.6100 - 3170.6184 - FAX: (11) 3284-8650
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário