sábado, 12 de julho de 2014

Suco de uva puro previne doenças e ajuda a perder barriga, diz pesquisa

Animais testados perderam peso consumindo cerca de 24 litros da bebida. Suco também ajuda na proteção do fígado, coração e cérebro.

O resultado de uma pesquisa realizada no Rio Grande do Sul pode animar quem está querendo emagrecer. O estudo do Instituto Universitário Metodista IPA revelou que o suco de uva puro ajuda a perder a barriga e ainda previne uma série de doenças.
As pesquisadoras dividiram ratos em dois grupos: um deles consumiu uma dieta rica em gorduras com suco de uva à vontade e o outro grupo manteve uma alimentação normal e tomou apenas água. O resultado foi surpreendente: o suco de uva ajudou a reduzir o peso.
“Além de não engordar, eles não tiveram um acúmulo de gordura na região do abdômen. Eles ficaram com peso abaixo dos ratos que tomaram água e comeram uma ração comum, o que seria uma dieta balanceada no nosso dia a dia", afirma a bioquímica Cláudia Funchal.
Os 40 animais do grupo que perderam peso consumiram quase 24 litros da bebida. O estudo começou em 2009 e acabou de ser concluído.
Os resultados e benefícios conseguidos com os animais também valem para seres humanos. "Hoje nós temos estudos que demonstram proteção do fígado, proteção ao coração, proteção ao sistema nervoso central, ao cérebro. A gente protege de danos que são gerados pelos radicais livres, que geram diferentes doenças, como o Alzheimer", explica a biomédica Caroline Dani.
O recomendado é incluir o suco de uva diariamente na alimentação. Para uma pessoa de até 70 quilos, o ideal são dois copos de sucos, o que dá em torno de 500 mililitros. Já para uma criança, um copo por dia é o suficiente para garantir benefícios à saúde.

Para ter esses benefícios, o suco de uva precisa ser integral, ou seja, sem água e sem açúcar, porque, caso contrário, os benefícios são perdidos. Com tantos estímulos, a dica é não resistir ao puro sabor da fruta.

Outros estudos feitos nos Estados Unidos comprovaram também que o suco de uva melhora a memória e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.
Fonte: Jornal Hoje (rede Globo) edição do dia 09/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário