segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Conheça 8 Alimentos que ajudarão você a combater a insônia

Para a maior parte das pessoas, o ideal é dormir de sete a oito horas por noite, mas, por diversos motivos, nem sempre isso é possível.


Dormir, além de ser uma atividade extremamente prazerosa, é essencial para o bom funcionamento do organismo, afinal, o corpo inteiro precisa descansar alguma hora. Entretanto, algumas pessoas realmente possuem verdadeiros problemas em conseguir exercê-la de forma satisfatória. Já mostramos algumas técnicas que podem ajudar na hora de dormir, e agora vamos ajudar ainda mais com essa dica de 8 alimentos que ajudam a combater a insônia. Então, não durma agora e confira a lista.


1. Ovos

Gente, ovos fazem bem a saúde, então esqueça essa polêmica de que ovo só engorda – é só comer moderadamente. Nos ovos encontramos um aminoácido chamado triptofano, que só existe em alguns poucos alimentos. Faça uma salada de vegetais cozidos, juntamente com ovo cozido e coma algumas horas antes de dormir.
Importante: nunca coma logo antes de dormir. Tente ficar as duas horas antes de deitar sem ingerir alimentos sólidos.


2. Uvas

As uvas são ricas em melatonina, hormônio que ajuda na regulação do ciclo do sono. Por isso, durante o dia ou após o jantar, seria interessante que se ingerisse um punhado médio de uvas para ajudar a suprir o organismo com essa substância.


3. Chá de ervas

Beba sempre chá de ervas. O chá de camomila, por exemplo, é muito utilizado por herbalistas para o tratamento da insônia e do nervosismo. Mas atenção: o chá preto e o verde contêm cafeína, devendo ser evitados; da mesma forma, deve ser evitado o chá mate, por ser um conhecido estimulante.Tente beber uma xícara de chá de camomila ou menta logo antes de dormir.


4. Cerejas

Cerejas são conhecidas por invocarem a sonolência. Da mesma forma que a uva, as cerejas possuem melatonina, ajudando a regular o ciclo do sono. Coma porções de cereja fresca durante o dia ou beba seu suco.


5. Iogurte

Assim como os demais produtos lácteos, o iogurte é rico em cálcio, mineral que ajuda o corpo a produzir naturalmente o triptofano e a melatonina, possuindo um efeito de indução do sono. Coma uma porção do alimento à noite para perceber seus resultados.


6. Nozes

As nozes são responsáveis pelo aumento de serotonina, o chamado “hormônio da felicidade”, pois ele provoca um bem estar temporário nos nossos corpos. As nozes também possuem triptofano e magnésio. Então coma nozes e sementes durante o dia ou um punhado pequeno à noite. Ah, e quando falamos em nozes, estamos falando no sentido amplo, ou seja, das castanhas, pistache, amêndoas, pinhão, amendoim, dentre outras.


7. Banana


As bananas são ricas em potássio, mineral importante para determinar a profundidade do seu sono; além disso, possuem triptofano e magnésio, que também proporcionam um efeito sedativo. Por isso, coma mais bananas.


8. Mel

Duas colheres de mel com leite quente ou chá de ervas uma hora antes de dormir, além de delicioso, ajuda a relaxar e a preparar o corpo para o sono. O mel possui a capacidade de diminuir o estado de alerta do organismo e a acalmar.

Fonte:
 http://www.tudointeressante.com.br/2014/09/8

Nenhum comentário:

Postar um comentário