sábado, 4 de fevereiro de 2012

Entenda como é a pele


A pele humana é o maior órgão do corpo em termos de superfície e peso. Como todo órgão, é um conjunto de tecidos que possuem células com diferentes funções. A pele e as estruturas como pelos, unha e glândulas formam o sistema tegumentar.

A pele reveste externamente todo o corpo. Possui duas camadas principais: camada superficial de células epiteliais bem unidas (epiderme) e a camada mais profunda que possui tecido conjuntivo denso (derme).

Epiderme

A epiderme é feita de cámadas de células que podem variar de espessura conforme o local do corpo. Áreas com constante fricção ou pressão costumam ser mais espessa como solas dos pés e palmas as mãos. As células mais profundas da epiderme são mais novas e estão em constante processo de divisão celular. Já as células mais superficiais da epiderme são mais velhas. Nesta área mais superficial encontramos a camada córnea que possui células mortas. Este é o local onde podemos encontrar queratina. É uma área extremamente importante, pois protege o corpo contra invasões e evita perda de água. Quando se faz uma esfoliação ou até um peeling menos agressivo, por exemplo, são retiradas as células superficiais que geralmente estão mortas. Com o passar dos dias as células perdidas são constantemente substituídas por células das camadas mais profundas da epiderme.

Não há vasos sanguíneos na epiderme. A única forma de nutrição das células da epiderme é a difusão, ou seja, os nutrientes que vem da derme passam de célula a célula. Por isso as células mais superficiais morrem.

A cor da pele é resultado da produção de melanina (proteína que combate aos raios ultravioletas) pelas células chamadas melanócitos. Essa quantidade de melanina produzida depende dos genes que a pessoa tem. Quanto mais genes para a produção dessa proteína, mais melanina é produzida. Portanto, a quantidade de melanócitos entre as pessoas é a mesma, o que difere na cor da pele é a genética. Quando uma pessoa se expõe ao sol os melanócitos sobem, ficando mais perto da superfície, por isso que ficamos morenos.

Derme

A derme é um tecido que possui grande quantidade de tecido conjuntivo como fibras elásticas e colágenas, músculos, gordura, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Grande parte da derme é feita de tecido conjuntivo que tem como uma de suas funções a sustentação da pele. Isso acontece graças às fibras de elatina e colágeno (proteínas). Quando perdemos, com o passar dos anos, essas proteínas, percebemos o apareciemnto de rugas e flacidez. Na derme também temos os músculos inteligados aos pelos. Os pelos nascem no folículo piloso e saem pelos poros. Nesse mesmo folícilo piloso há as glândulas sebáceas que porduzem óleo para lubrificar a pele e os pelos. Também encontramos na pele as glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor (controle da temperatura corporal). Os capilares e vasos sanguíneos e linfáticos passam por toda a derme, principalmente na hipoderme.

Na hipoderme há tecido conjuntivo frouxo. Nesse tecido conjuntivo frouxo é onde se depositam células de gordura do tecido adiposo. É importantíssimo lembrar que a gordura é essencial ao corpo. Para a pele, a gordura sustenta os vasos sanguíneos. Sem um mínimo de gordura corporal ocorre hemorragia.

2 comentários:

  1. Ceelulas celulas eu odeeeio ' ter que desenhar elas !

    ResponderExcluir
  2. Olá Amandiita, não se desespere, desenhar células é tão bom quanto entender o seu funcionamento, lógico que desenhar e pintar é mais gostoso, do que a propria fisiologia ou fisiopatologia.

    ResponderExcluir