domingo, 2 de junho de 2013

Atividade física previne câncer de pulmão e cólon em homens aos 50 anos


Atividade física previne câncer de pulmão e cólon em homens aos 50 anos
Estudo indicou uma redução de 68% para 38% no risco do aparecimento desta doença

Atividade física é boa para a saúde de mil formar diferentes. E agora a ciência achou mais uma vantagem para quem se exercita. Um estudo conduzido na Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, e que será apresentado no dia 2 de junho no Encontro Anual da American Society of Clinical Oncology, demonstrou que homens que praticam atividade física e estão em forma na meia idade tem menores chances de apresentar quadros de câncer.

A pesquisa foi feita com 17.049 homens, na faixa etária de 50 anos, que foram acompanhados durante duas décadas. Todos foram submetidos a um teste cardiovascular, que envolvia andar em uma esteira rolante em diferentes velocidades e inclinações e eles foram classificados de acordo com os níveis de energia consumida nos exercícios. Essa classificação os dividiu em alguns grupos, que foram acompanhados para verificarem as chances de eles desenvolverem câncer de pulmão, câncer de cólon e câncer de próstata.

Nesse meio tempo, 2.332 homens foram diagnosticados com câncer de próstata, 277 com câncer de pulmão e 276 com câncer de cólon. Comparando então a incidência dentro de cada um dos grupos, eles verificaram que o risco de câncer de pulmão ou colo-retal foi reduzido de 68% para 38% na equipe com melhores resultados no teste cardiovascular. Já o de próstata não teve tanta diferença. Além disso, os homens fisicamente ativos tiveram as chances de morrerem devido a essa doença reduzidas em 13%.

Além da atividade física, vale a pena investir em outras medidas para afastar a doença mais ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário