domingo, 30 de junho de 2013

Cathflo Activase (ALTEPLASE) 2mg - Droga que reduz sequelas de AVC isquêmico


Cathflo Activase (ALTEPLASE) 2mg - È uma droga de alto custo, este medicamento e procedimento reduz as seqüelas neurológicas e conseqüentemente melhora a qualidade de vida dos pacientes vítimas de AVCs, além de reduzir as complicações clínicas que frequentemente resultam em novas internações hospitalares.
 
Esta droga é usada para dissolver trombos, que são os responsáveis pelos AVCs, permitindo que o sangue volte a circular normalmente, retomando a irrigação da região do cérebro que foi afetada e em muitos casos, reduzindo ou eliminando as sequelas. A alteplase deve ser administrada no máximo 4,5 horas após a identificação dos primeiros sintomas do AVC isquêmico e nos casos em que os médicos identifiquem sua eficácia.
O neurocirurgião Dr. Mateus Dal Fabbro comentou que a alteplase era indicada no tratamento de infartos do miocárdio e desde 1996 passou a ser usada nos Estados Unidos, em casos de AVC isquêmico. “Aqui no Brasil começou a ser administrada nos grandes centros do país, muito timidamente, há cerca de 10 anos, devido ao alto custo”, observou. Cada frasco da droga custa cerca de R$ 1,5 mil, neste tratamento específico na Santa Casa de Mogi Guaçu, foram utilizadas duas unidades.
 
De acordo com o neurocirurgião, este é o tratamento de escolha para AVCs isquêmicos na fase aguda e deve ser administrado a todos os pacientes que não apresentem contraindicações para tal, que serão analisadas pelo médico responsável. Dr. Mateus salientou que não são todos os casos de AVCs isquêmicos que podem ser tratados com a alteplase, e ainda que aproximadamente 25% dos AVCs não são isquêmicos, mas hemorrágicos, e nestes casos o tratamento com esta droga não é indicado.
O Ministério da Saúde publicou na semana passada, novo protocolo que prevê assistência integral aos pacientes com AVCs, em que consta o fornecimento desta droga nos serviços do SUS. Esta decisão atende à recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) da adoção de medidas urgentes para prevenção e tratamento desta doença. Anualmente, cerca de 16 milhões de pessoas são vítimas de AVC em todo mundo, deste total, seis milhões morrem.
 
INformações: http://www.cathflo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário