Dos 15 anos até os 25 anos é uma fase vermelha, onde tudo acontece no seu corpo e na vida, por isso é importante ter cuidados.
Nessa fase os jovens estão com seus hormônios a mil deixando a mais empolgante e desafiador,
Os hormônios são substâncias extremamente importantes para o controle e bom funcionamento do organismo. Cada um possui um efeito específico que regula as várias funções do corpo humano, entre elas, crescimento, desenvolvimento, vida sexual e equilíbrio interno do corpo.
No homem, o principal hormônio sexual é a testosterona, produzida pelas células intersticiais do testículo, também chamadas de células de Leydig. O responsável por estimular a produção desse hormônio é o LH, também chamado no homem de hormônio estimulador das células intersticiais (ICSH)
Os principais hormônios femininos são o estrogênio e a progesterona, que são fabricados nos ovários, entram em atividade na adolescência e sofrem variações constantes durante o dia a dia da mulher.
Todas as ações reguladoras disparadas a partir dos hormônios ocorrem de forma tão natural e silenciosa a ponto de só se tornarem perceptíveis em caso de disfunções ou doenças que afetam a função da glândula, que passa a produzir a substância para mais ou para menos.
O desequilíbrio hormonal frequentemente resulta em fadiga, depressão, estresse, falta de desejo sexual, alterações no humor, dificuldade para controlar o peso, problemas para dormir, entre muitos outros. Os estados de deficiência ou excesso podem provocar doenças que podem acarretar a morte.
Mudanças físicas e psíquicas perpassam a construção da sexualidade na adolescência. Compreensão e diálogo são fundamentais durante esse processo
o fundador da psicanálise,
Sigmund Freud (1856-1939) escreveu que é por meio do prazer que sente nas várias partes do corpo que a criança organiza a própria existência. Na adolescência, com a explosão hormonal, o prazer deixa de existir apenas em relação a si mesmo e passa a se dirigir ao outro e a depender de seu olhar.
Nesses últimos anos de 2020 2021 em diante os joves estão cada vez mais ousados, sonhadores, e explicitos, buscando por Status, Dinheiro, Sucesso, e facilidade na vida. Onde se expõem por PIX ou transferências bancárias, por carro, pela casa,... tudo que voce tem e eles podem obter, por isso não ligam pra sentimentos e preferem a pornografia, a promiscuidade.
Não se pode generalizadar porque existem jovens nessa fase que buscam Sucesso, Dinheiro e Conforto pelo caminho ético, Estudos e Trabalhos, preferem gastar as energias estudando para obter uma profissão de graduação e outros trabalham duro se dedicam para acalçar um bom cargo na empresa e ter uma carreira de sucesso.
Muitas vezes nessa fase ainda não têm experiência para moderar as vontades que sentem, muitas vezes os jovens agem sem pensar ou só refletem sobre o que fizeram depois do ocorrido. "Há ainda o agravante de que, nessa fase, eles acharem que nada vai acontecer a si. Esses fatores somados contribuem, por exemplo, para o aumento dos casos de gravidez e o contágio por doenças sexualmente transmissíveis", diz David Léo Levisky, psiquiatra da infância e adolescência.
Outra situação comum e que também merece cuidado é a de adolescentes que adotam a promiscuidade como uma forma de evitar o envolvimento emocional. "É o caso dos jovens que beija vários meninos ou meninas, mas nunca se permite uma relação de intimidade com um deles. Sendo assim o desenvolvimento e a maturidade também pode ser prejudicado.
Fonte: artigos diversos, jornal Folha S.P. 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário