sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Verão e Hidratação






O verão e Carnaval chegou então… o que você mais quer é EXIBIR O CORPÃO! Vá em frente, mas cuidado para não pagar mico desmaiando ou ficando com pele e cabelos ressecados. Lembre-se da HIDRATAÇÃO!

Nosso corpo elimina água diariamente através da urina, fezes, respiração (é sim, respiração, perdemos água, na forma de vapor, pela pele e pulmão que não percebemos) e transpiração. E no verão a temperatura aumenta e junto com ela a temperatura do nosso corpo e procurando manter a temperatura normal SUAMOS! O suor elimina água e também sais minerais, elementos essenciais. Temos que repor todo dia no mínimo 8 copos de água assim o coração, os rins e outros órgãos vão funcionar melhor. E ai você me pergunta: “Eu tenho que me entupir de água todo dia?” NÃO! Não só apenas a água nos hidrata, existem outras opções como:

*Chás
: gostosos, refrescantes (chás gelados), cheios de nutrientes e o melhor é que tem muito pouca caloria (principalmente se não for consumido com açúcar) é PERFEITO! A não ser… não devemos ingerir mais de 3vezes por dia o mesmo chá e nem durante mais de 30 dias, pois existem os efeitos químicos das ervas que cada tipo de chá possui. Então podem se hidratar com chá, mas tenha cuidado.

*Sucos: deliciosos, variados, cheios de nutrientes, mas possui bem mais calorias que os chás e em excesso podem ajudar no aumento de peso devido a açucares vindos do açúcar mesmo e também do açúcar natural das frutas. Porém um dia todo de praia e comida leve acompanhada de um suquinho não vai deixar ninguém acima do peso, é só gastar dando uma caminhada ou nadando.

*Alimentos hidratantes: frutas inteiras e vegetais é uma boa pedida. A melancia é uma das frutas que tem mais água na sua composição, são 94% de água. Nos vegetais a boa pedida é o Tomate, também, como na melancia, possui 94% de água. Outros alimentos: Alface (95%), espinafre (92%), Laranja (88%), banana (72%), etc.

*Água de coco: tem coisa melhor num dia de sol, olhando pro mar e com aquela brisa gostosa? Pois é, saibam que a água de coco é uma OTIMA pedida, é maravilhosa para hidratar e repor sais minerais. Mas cuidado! Quem tem Hipertensão Arterial deve tomar cuidado com a quantidade ingerida. Ela é rica em sais e em excesso, junto com o calor da praia, pode aumentar a pressão arterial.

*Bebidas alcoólicas, cafeína, refrigerantes, sucos artificiais: O uso excessivo e constante de café ou outras bebidas ou produtos que contenham cafeína (exemplo: guaraná em pó) também levam a uma maior perda de água; o mesmo ocorre com o uso freqüente de bebidas alcoólicas. Então não exagere! Prefira tomar uma bebidinha a noite onde o clima está mais fresco, prefira pela manhã tomar as outras sugestões. Refrigerantes ou sucos artificiais não serão bem vindos na hidratação. Devido aos produtos químicos que possui, não devem ser consumidos com frequência. Além de tudo engordam!

*ÁGUA:
enfim a melhor maneira de se hidratar. Não é calórica, não tem problemas de substancias químicas, ou excesso de sais minerais, É PERFEITA! Muita gente não gosta de água e só toma quando sente sede, mas mal sabem que quando a sede aperta quer dizer que já estamos desidratando e o organismo está mandando um sinal para buscar água. Se você não atender esse sinal o seu corpo aprende a trabalhar com menos água e diminui o seu metabolismo (energia que gastamos para viver). Isso dificulta o funcionamento do organismo e ATENÇÃO: atrapalha quem quer perder peso.

Bom agora é só curti o verão e pular o carnaval ... em forma e com cuidado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário