sábado, 23 de julho de 2011

Rinite X Sinusite





Reconheça as diferenças entre os sintomas da rinite e da sinusite. Muitas vezes confundidas, essas doenças precisam de cuidados específicos

Não há otorrinolaringologista que não escute pelo menos uma vez por dia essa frase: “Eu tenho rinite e também sinusite”. As duas “ites” vêm sempre juntas na cabeça do paciente (sem trocadilhos), como dois problemas em um só. Já que a diferença entre as duas é nebulosa para a maior parte do público, as pessoas preferem declarar que sofrem de ambas, por via das dúvidas.

A rinite é uma inflamação das mucosas do nariz, mas nem todos sofrem isso pela mesma razão depende muito da sensibilidade do nariz de cada pessoa, sendo que acontece quando o órgão se defende de agentes irritantes que estão no ar. O nariz entupido, coriza, espirros, coceira no nariz, nos olhos, nas orelhas e na garganta são os sintomas que apresentam, na qual a rinite pode ser alérgica quanto provocada por outras causas como o aumento drástico da poluição pode causar a rinite como também o uso de remédios que desentopem o nariz, tome muito cuidado.

A sinusite trata-se da inflamação nas cavidades ao redor do nariz sendo uma infecção causada por bactérias, os sintomas são a obstrução nasal, secreção que pode haver variações mudando de cor, espirros,, muita pressão na face, dor de cabeça e cansaço. É provocada principalmente por vírus e bactéria que tem origem em uma infecção gripal. Deve-se consultar a um medico assim que os sintomas aparecerem, apenas especialista pode estar indicando o remédio adequado.

Uma rinite mal cuidada pode virar sinusite, o nariz é a porta para agentes irritantes que estão no ar, quando tenta entrar provoca uma reação que resulta em nariz entupido, provocando espirros para eliminá-lo. É muito importante cuidar-se com o tempo seco, pois dificulta a formação do muco que barra a entrada de vírus e bactérias, para amenizar os sintomas deixe a casa limpa, come bem e limpe o nariz com soro fisiológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário