terça-feira, 20 de maio de 2014

Governo de SP entrega novo pronto-socorro do Hospital do Servidor

Área física passa de 1,8 mil para 2,9 mil metros quadrados; totalmente moderno, local agora possui características especiais para atendimento à população idosa

O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta segunda-feira, 19 de maio, um novo e moderno pronto-socorro no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) para atendimento aos usuários do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). O setor foi priorizado no projeto de reforma do hospital, que vem recebendo R$ 146,7 milhões em investimentos do Governo do Estado.

Com a obra, o novo PS passa dos atuais 1.825 m² para 2.900 m² e agora possui características especiais para atendimento à população idosa, incluindo adaptação de consultórios e área física com dimensões adequadas e acessibilidade. Também contará com uma equipe multidisciplinar capacitada para assistência às pessoas com 60 anos ou mais e fluxo de atendimento respeitando os critérios de classificação de risco.

O número de leitos no pronto-socorro sobe de 44 para 53 e o de consultórios médicos, de 15 para 21. A sala de medicação, por sua vez, contará com 32 poltronas (até hoje eram 15) e outros seis leitos de observação. Já as salas de espera passam de 147 lugares para 341 lugares.

Entre os diferenciais do novo espaço estão piso de manta vinílica, portas de correr para facilitar o transporte de cadeiras e macas, bate-macas que auxiliam na segurança dos pacientes, camas com quatro motores que reduzem o risco de quedas dos idosos e banheiros totalmente adaptados, com pisos antiderrapantes.

Além disso, há mais conforto nas enfermarias, com cortinas e cadeiras para acompanhantes, bandejas isotérmicas que mantêm o alimento aquecido e utensílios especialmente desenvolvidos para os idosos (copos mais grossos e resistentes e de coloração diferenciada).


O novo PS possui também salas de pré-consulta, procedimento, assistência social e ultrassonografia, além de duas novas áreas específicas de higienização e um consultório de ginecologia.

"O novo pronto-socorro garantirá as condições ideais de atendimento a todos os pacientes, adequando o espaço ao perfil do público atendido. Trata-se de uma grande conquista para os servidores, seus beneficiários e agregados", afirma o superintendente do Iamspe, Latif Abrão Junior.

O Instituto realizou um treinamento com todos os funcionários do PS para que recebessem orientações e vivenciassem o cotidiano do paciente idoso, com o objetivo de sensibilizá-los quanto à importância de um atendimento especializado e humanizado.

O PS do HSPE realiza atualmente, em média, 20 mil atendimentos por mês, nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Neurologia, Psiquiatria, Ginecologia e Pediatria.

O hospital também ganhará, em breve, um Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Idoso, que contará com serviço de reabilitação física e social para a promoção do envelhecimento saudável e abrigará área de lazer e convivência, cozinha experimental e um anfiteatro para 420 pessoas.

Com a reforma do HSPE, o Centro de Oncologia do hospital terá capacidade operacional ampliada em 25%, passando a realizar cerca de 14,3 mil procedimentos por ano. O número de leitos de UTI Adulto será ampliado, passando dos atuais 52 para 78. Ainda fazem parte do projeto uma nova área da Central de Esterilização de Materiais e um novo Centro de Diagnóstico por Imagem.

O Centro de Diagnóstico por Imagem realiza atualmente 30 mil exames/mês. A modernização das instalações e a melhoria no fluxo de atendimento permitirão aumentar a produção em 20%.

A reforma também garantirá maior confiabilidade para o funcionamento de áreas que não podem estar sujeitas a interrupções de energia, como Centros Cirúrgicos e UTIs.

Ao final das obras, a unidade se tornará referência nacional em assistência médica multidisciplinar a pacientes idosos e o primeiro "Hospital Amigo do Idoso" da América Latina. Hoje, o Iamspe atende 10% da população com 60 anos ou mais de todo o Estado de São Paulo, e 60% dos pacientes internados no HSPE são da terceira idade.

O Instituto já desenvolve projetos voltados a essa faixa etária, a exemplo do Programa de Gerenciamento de Pacientes Crônicos, Prevenir Iamspe e Programa de Atenção ao Idoso (PAI).

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário