quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Carnaval, beijos e saúde bucal: não descuide e aproveite!





Carnaval ... semana em que o país explode de confete e serpentina

Das antigas marchinhas de carnaval até os trios eletricos de hoje, correu muita água debaixo da ponte. Antes os jovens flertavam e hoje a galera fica. O ficar depende de cada um, mas é importante concientizar -se dos riscos para ficar tranquilo.

O vírus que causa a mononucleose infecciosa, o Epstein-Barr, necessita apenas do contato da mucosa com a saliva contaminada para sua transmissão – ou seja, apenas um beijo de língua! Como lembra o médico Cícero Lascala, mestre e doutor em Diagnóstico Bucal pela USP – Universidade de São Paulo, "é por isso que a mononucleose é também conhecida como a "doença do beijo" e sua propagação aumenta muito logo depois do carnaval".

A mononucleose caracteriza-se por sintomas como febre, mal-estar físico, dores de cabeça e de garganta, aumento de gânglios, ínguas no pescoço e inflamação do fígado – a hepatite. Como se trata de um vírus, é importante que os possíveis infectados alimentem-se bem, durmam pelo menos oito horas por dia e até mesmo consumam complexos vitamínicos. Para Cícero Lascala, isso vale também para outras doenças que podem ser transmitidas pelo beijo, como a tuberculose, a hepatite, a sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis.

"Uma higienização oral com boa frequência diária, com escovação e uso do fio dental, ajuda ainda a evitar problemas como a transmissão de cárie, que se aproveita da troca de salivas", acrescenta o especialista.

Nunca é demais lembrar que o sexo oral deve ser praticado com o uso de preservativos, pois doenças sexualmente transmissíveis são detectadas em maior número logo após o carnaval, como a crista de galo, a gonorreia, a sífilis e a Aids.

Uma visita ao cirurgião-dentista pode ser decisiva para facilitar o diagnóstico precoce de diversas doenças, inclusive o câncer bucal e a Aids, através do exame clínico de rotina da cavidade bucal, papilas e glândulas do pescoço.

Finalmente, é sempre bom levar em conta que a alimentação durante o carnaval deve, sempre que possível, ter como base alimentos saudáveis e isentos de carboidratos, incluindo-se no cardápio frutas, verduras, legumes e carnes magras, evitando-se o consumo de açúcar, seja em refrigerantes ou em forma de doces, além de alimentos industrializados, pois estes contêm açúcar em sua formulação.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Ola Marcia, diversão é bom e faz bem pra vida, mas os cuidados devem sempre estar junto, pois se vacilar acaba a diversão e vira uma tristesa

      Excluir