terça-feira, 26 de junho de 2012

Tipos de Depressão e Classes de Depressão quanto à gravidade dos sintomas



Depressão Típica


Ela se manifesta com todos os sintomas emocionais mais conhecidos e falados acerca do que chamamos de “depressão”: apatia, desinteresse, tristeza, desânimo, etc. O paciente sempre se queixa ou demonstra um cansaço ou inibição das atividades físicas e psíquicas, como se perdesse a energia geral. Para eles as atividades parecem cansativas, difíceis e tediosas. Falta energia para tolerar e conviver com o próximo, tolerância para aceitar o jeito de ser dos outros, ânimo para resolver os problemas da vida e otimismo para acreditar que as coisas estão bem.
O cliente portador da Depressão Típica pode apresentar vários sintomas emocionais negativos (desagradáveis): ansiedade, tristeza, desânimo, apatia, desinteresse, irritabilidade, indisposição, insegurança. Na área cognitiva (raciocínio) nota-se um modo de pensar lento e trabalhoso. Há ainda dificuldade para reter e lembrar (memória), consequentemente tende a ficar confuso e ter dificuldade para resolver problemas fáceis. Por tudo isso, os acontecimentos descritos por estes pacientes denotam pessimismo e negatividade. Os sentimentos do deprimido são de desesperança, de desprezo por si mesmo. Muitas vezes imagina-se culpado e responsável pela doença ou problema dos outros, principalmente dos familiares. Devido a essa imaginação aparecem os pensamentos de suicídio, bem como o suicídio.
Organicamente o paciente pode sentir indisposição, apatia, sensação de pressão na cabeça e zonzeira. Na esfera sexual é comum ocorrer impotência ou frigidez sexual e/ou desinteresse pelo sexo, bem com para tudo; Alguns deprimidos ficam quietos, muitas vezes deitados. Outros, entretanto, não conseguem ficar parados, estes são os Deprimidos Agitados.

Depressão Atípica

A Depressão Atípica é uma maneira disfarçada da Depressão se apresentar. Uma grande parcela dos portadores de Depressão exibe a ansiedade como principal sintoma. Na maioria das vezes os medicamentos clássicos (tricíclicos e inibidores da recaptação serotonina) atuam nos sintomas depressivos e da ansiedade. O cliente pode apresentar além da ansiedade os sintomas: fobia, pânico, palpitação, sudorese, formigamento, tontura, hipertensão, taquicardia e outros, ou seja, uma série de emoções negativas, como é a depressão.

Classes de Depressão quanto à gravidade dos sintomas

Quanto à gravidade dos sintomas as depressões são divididas em episódio depressivo leve, moderado e grave.

Episódio depressivo leve

Estão presentes no mínimo dois ou três dos sintomas citados anteriormente. O paciente usualmente sofre com a presença destes sintomas, mas provavelmente será capaz de desempenhar a maior parte de suas atividades normais. Para afirmarmos que o paciente está deprimido (leve, não grave ou profundo) ele deverá se sentir triste e desanimado durante meses, quase sem nenhum prazer ou interesse por atividades que antes apreciava.

Episódio depressivo moderado

Para assim ser chamado, precisa apresentar no mínimo quatro, ou mais, dos sintomas citados anteriormente. O paciente apresentará acentuada dificuldade para desempenhar suas atividades costumeiras.

Episódio depressivo Grave

A doença, para ser diagnosticada de Depressão Maior (grave, profunda), deve durar pelo menos duas semanas. Os episódios depressivos graves dividem-se em dois grupos:
  • Episódio depressivo sem sintomas psicóticos

    Neste caso há vários sintomas graves e também maiores quantidade de sintomas leves e moderados: perda da autoestima, ideias de desvalia, culpa e de suicídio, ou atos suicidas e vários sintomas somáticos (físicos ou orgânicos).

  • Episódio depressivo grave com sintomas psicóticos

    Ocorrem, além dos sintomas existentes na depressão grave sem sintomas psicóticos, alucinações, ideias delirantes, lentidão psicomotora ou estupor. As atividades sociais normais tornam-se impossíveis.

Depressão pós-parto

Em alguma situações pós-parto surge depressão que é chamada de "depressão pós-parto". Este tipo de depressão pode dever-se a perturbações e alterações do foro emocional e/ou hormonal, uma vez que o corpo da mulher sofre demasiadas alterações com o nascimento de um bebê.

Distúrbio afetivo sazonal

Este distúrbio caracteriza-se por episódios anuais de depressão durante o outono ou o inverno, que podem desaparecer na primavera ou no verão, quando então tendem a apresentar uma fase maníaca.
  • Depressao da Tensão pré-menstrual (TPM):

    Há depressão acentuada, irritabilidade e tensão antes da menstruação. Afeta entre 3% e 8% das mulheres em idade fértil.
  • Depressão do Luto:

    é considerada uma resposta emocional saudável e importante quando se lida com perdas. A pessoa passa por uma sucessão de emoções que incluem choque e negação, solidão, desespero, alienação social e raiva. O período de recuperação consome outros 3 a 6 meses. Após esse tempo, se o sentimento de pesar continua muito intenso, pode desenvolver uma depressão propriamente dita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário