domingo, 2 de junho de 2013

Caso Clinico de Acidente Automotivo em 12/03/2013 (Hist. Verídica)

Ocorrência:
Um adolescente de 17 anos que bateu um carro em um poste, na noite de domingo (12/05/2013), morreu na manhã de segunda-feira (13/05/2013) depois de sofrer um mal estar na 91° Delegacia onde estava sendo realizado a ocorrência e foi socorrido ao Pronto Socorro (B) que declarou que o adolescente chegou ao PS já morto, às 8h16. O adolescente deu entrada no pronto-socorro (A) às 23h34 de ontem com politrauma, recebeu avaliação médica inicial "e realizou todos os exames pertinentes".

"O paciente passou por exames de raios-x de tórax e da bacia, ultrassonografia do abdome total, tomografia de crânio e cervical. Informamos que todos os exames complementares realizados foram normais."

 "O menor também passou por avaliação da equipe de neurocirurgia e permaneceu em observação médica. Durante o tempo de observação, o paciente não apresentou intercorrência clínica. Foi liberado pela manhã, por volta das 6h30 do dia 13 de maio de 2013, com exame clínico normal", completou a nota.

Resumo:
bateu o carro as 23:00hs aproximadamente
foi levado ao (PS A) as 23:34hs e liberado as 06:30hs
foi levado ao (PS B) as 08:16hs onde veio a óbito ou chegou morto conforme dizem.
Permanencia no (PS A) de 07:00hs

Pergunta/Duvida: Qual o tempo minimo que o paciente deve ficar de observação médica para casos de politrauma?

Resposta/Esclarecimento:
Avaliação primária do paciente com trauma maior deverá ocorrer conforme o protocolo de atendimento inicial do politraumatizado recomendado pelo ATLS, onde o atendimento ao paciente politraumatizado deve seguir uma abordagem multidisciplinar pela
possibilidade de múltiplas lesões associadas.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DE PRIORIDADE: Alteração da Escala de Coma de Glasgow nas últimas 12h em relação ao estado prévio.

Alguns exames são efetuados após a avaliação primária e antes da avaliação secundária anamnese, que deve ser seguindo o acrônimo AMPLE, para identificar condições que rapidamente podem piorar e que requerem tratamento imediato, ou lesões que requerem aprofundamento diagnóstico de segundo nível.

Nos casos de TCE Moderado e Grave: deve-se realizar TC de cranio nos pacientes estaveis ou estabilizados imediatos e repetir TC se:
a. TC inicial for negativa em 24h;
b. TC inicial positiva para lesao em evolucao (hematoma de alta a media densidade) em 6h;
c. O paciente apresentar hipotensao, ou fratura craniana, ou alteracao de coagulacao em 12h;
d. Casos de deterioracao (perda de dois pontos na ECG ou um ponto na resposta motora, piora
neurologica ou anisocoria) - sempre.
 Monitorar Pressao Intracraniana e a taxa de extracao de O2 nos casos de TC alterada.

Paciente Acordado e Avaliável Clinicamente
Nos casos de dor e incapacidade funcional para a remoção do colar, apesar dos exames negativos, é necessário manter o colar cervical por 7-10 dias e fazer a terapia antiinflamatória e miorrelaxante para garantir a resolução da contratura muscular. Se depois desse período a dor persistir, está indicada à prova motora funcional em flexão e extensão ou a RNM para estudar eventuais lesões
ligamentares com instabilidade (listese) vertebral (KOIDE, 2003).

CRITÉRIOS DE ALTA
Paciente estável hemodinamicamente

Fonte da Noticia G1 São Paulo morre-jovem-que-bateu-carro-roubado-na.html

Fonte de Pesquisa HOSP/SUS-Protocolo-trauma-MG.pdf

Um comentário:

  1. Menores em carro roubado batem em poste na Marginal Tietê, em SP http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/05/menores-em-carro-roubado-batem-em-poste-na-marginal-tiete-em-sp.html

    ResponderExcluir