quinta-feira, 9 de julho de 2015

Hospital Amigo do Idoso


Palavra do Governador 

Em São Paulo, a população vive cada vez mais – e melhor. Em 2000, o paulista tinha expectativa de vida média de 72 anos. Uma década depois, alcançamos 75 anos. O aumento, que mantém nosso Estado acima da média brasileira, está associado a grandes investimentos em saúde, saneamento básico, geração de emprego, lazer, esporte, entre outras áreas. Em poucas palavras: é resultado do nosso esforço para melhorar a qualidade de vida da população. 
Recentemente, São Paulo lançou a maior iniciativa no Brasil voltada para os idosos: o programa São Paulo Amigo do Idoso, por meio do qual realizamos in - vestimentos em equipamentos para atividades físicas, centros de ensino e pes - quisa, inclusão digital, cursos de graduação e pós-graduação especializados no atendimento ao idoso, centros de saúde e hospitais habilitados a atender essa população, além de atividades culturais e de lazer. 
Esse trabalho conta com o empenho de diferentes secretarias estaduais e ganhou reforço financeiro com a criação do Fundo Estadual do Idoso, que recebe recursos do Estado, do Governo Federal e de municípios. Criamos também o Selo Amigo do Idoso, para incentivar e reconhecer municípios e entidades públicas e privadas que se preocupam com a terceira idade. 
São iniciativas que demonstram o empenho permanente do Governo do Estado nessa questão. Com este guia sobre o Fundo Estadual do Idoso, pretendemos estimular a participação de todos nesse esforço e avançar ainda mais. 

Geraldo Alckmin Governador do Estado de São Paulo


São Paulo Amigo do Idoso

A população de nosso Estado está envelhecendo, refletindo um fenômeno mun - dial. O Estado de São Paulo apresentava em 2012 uma população de 41.939.997 habitantes, dos quais 12,20% tinham 60 anos ou mais. 
O progressivo envelhecimento populacional foi responsável por uma nítida mudança do perfil de morbidade dos pacientes que hoje necessitam de internações hospita - lares. 
As doenças infecciosas, principal causa das hospitalizações do passado, deram lugar às doenças crônicas, que hoje predominam dentre os pacientes internados, seja por suas fases de agudização, seja pelas graves consequências das suas complicações sistêmicas.
Isto faz com que o idoso seja, hoje, o principal candidato ao atendimento em uni - dade de emergência, à necessidade de internação e/ou de uma vaga em terapia intensiva. 
A esta evidente mudança de demandas deve corresponder uma adequação dos serviços e produtos que melhor poderão atender a esta população, visando a otimização dos recursos em prol das soluções mais eficazes para cada possibilidade de intervenção. 
A Secretaria de Estado da Saúde cria o Selo Hospital Amigo do Idoso, visan - do identificar as ações que possam, além de incorporar maior resolutividade ao atendimento, priorizar os aspectos de segurança e conforto necessários ao bom atendimento desta faixa etária. 
Acreditamos que o percurso que levará cada instituição a galgar os diferentes níveis até a obtenção do Selo Pleno trará, a todos os envolvidos, uma excelente oportunidade de aprimoramento dos seus conceitos e valores geriátricos e gerontológicos, o que se traduzirá em constante busca pela evolução de um modelo assistencial cada vez melhor preparado para o futuro. 

David E. Uip – Secretário de Estado da Saúde 
Wilson Jacob Filho – Presidente do Comitê de Referência em Saúde do Idoso 
Claudia Fló – Coordenadora Estadual da Saúde do Idoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário