quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Cérebro - Sistema Nervoso





O sistema sensorial que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal) é vulgarmente tratado de sistema nervoso. Os neurônios e os nervos são integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema sensorial de um ser humano são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio.

O neurônio é a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso na qual está localizada no cérebro. Há cerca de 86 bilhões (até 20 de fevereiro de 2009 se especulava que havia 100 bilhões) de neurônios no sistema nervoso humano. O neurônio é constituído pelas seguintes partes: corpo celular (onde se encontra o núcleo celular), dendritos, axônio e telodendritos.

Em anatomia, chama-se sistema nervoso central (S.N.C.), ou neuroeixo, ao conjunto do encéfalo e da medula espinhal dos vertebrados. Forma, junto com o sistema nervoso periférico, o sistema nervoso, e tem um papel fundamental no controle do corpo.

O sistema nervoso central tem origem embrionária na placa neural, que por sua vez é uma parte especializada da ectoderme. Durante o desenvolvimento embrionário (embriologia do sistema nervoso), a placa neural se dobra e forma o tubo neural. Cada região desse tubo dá origem a diferentes partes do sistema nervoso central. Os primeiros dois terços do tubo, até o quarto par de somitos, formarão posteriormente o encéfalo, enquanto o ultimo terço irá formar a medula espinal. A cavidade interna desse tubo dá origem ao sistema ventricular encefálico e ao canal central da medula espinhal.

Deste modo, o tubo neural diferencia-se numa parte mais caudal ou inferior, que dará origem à medula espinhal, e numa parte mais cranial ou superior. Esta parte mais superior sofre contorções e alargamentos, formando uma vesícula primitiva. É a partir desta vesícula primitiva que se diferenciam as três vesículas cerebrais:

* Prosencéfalo - anteriormente; dá origem ao Telencéfalo (que, por sua vez, está na origem dos hemisférios cerebrais) e ao Diencéfalo (que dá origem ao tálamo e ao hipotálamo).
* Mesencéfalo - medianamente; origina os pedúnculos cerebrais e a lâmina quadrigémea.
* Rombencéfalo - posteriormente; origina o Metencéfalo (que, por sua vez, origina a Protuberância e o Cerebelo) e o Mielencéfalo (que origina o Bolbo Raquidiano).

A medula constitui-se, assim, como a parte inferior do S.N.C., localizada fora da cavidade craniana. É no intestino (SNC) Que chegam as Informações relacionadas aos sentidos (audição, visão,olfato,paladar e tato) e é dele que partem ordens destinadas aos músculos e glândulas.

É visível que o sistema nervoso central é constituído pelo Encéfalo e pela medula espinhal.

O encéfalo está dentro do crânio. Esse órgão é composto pelo cérebro, bulbo e cerebelo.

A medula espinhal é o prolongamento do bulbo que passa por dentro da coluna vertebral. É a partir da medula espinhal que ramificam-se os nervos.

NIVEIS DE CONSCIÊNCIA
- Alerta : acordado ou facilmente estimulável, orientado em tempo e espaço;
- Letárgico ou Sonolento : não está totalmente alerta, cai no sono quando não estimulado, tem pensamento lento, desatento e confuso;
- Obnubilado : dorme a maior parte do tempo, acorda com dificulade, age como se estivesse confuso ao ser acordado;
- Estupor ou Semi-Coma : inconsciente, responde somente com sacudidelas presistentes ou vigorosas ou ao estímulo álgico, tem resposta motora apropriada;
- Coma : completamente inconsciente, sem resposta a estímulos álgicos ou qualquer estímulo externo ou interno;
- Estado Confusional : diminuição da cognição, redução da vigilância, desatenção, discurso incoerente, dificuldades na memória recente, frequentemente agitado e com alucinações visuais, desorientado;

SINTOMAS AGRUPADOS NO SISTEMA:
- paralisias, parestesias, síncope, história de transtornos circulatórios encefálicos, movimentos involuntários, amnésias, disfasia, alteração de marcha, funções do ego;

ALGUNS MEDICAMENTOS E FUNÇOES NO ORGANISMO - referente ao sistema.
- Analgésicos : medicamentos utilizados para diminuir ou eliminar a dor, podem provocar a diminuição da temperatura, podem ser narcóticos (atuam em dores profundas) e não-narcóticos (atuam em dores superficiais).
- Antiinflamatórios : reduzem o processo inflamatótio.
- Sedativos : moderam atividade orgânica, excitação, acalmando o paciente.
- Hipnóticos : induzem a diminuição de exitação e agressividade.
- Ansiolíticos : induzem a diminuição de ansieade e tensão emocional.
- Antidepressivos : diminuem ao processo de depressão.

ABREVIATURAS NEUROLÓGICO:
AVC - acidente vascular cerebral
AVE - acidente vascular encefálico
AVCI - acidente vascular cerebral isquêmico
AVEI - acidente vascular encefálico isquêmico
AVCH - acidente vascular cerebral hemorrágico
AVEH - acidente vascular encefálico hemorrágico
CIT - crise isquêmica transitória
DVE - derivação ventricular externa
DVP - derivação ventricular peritoneal
DH - doença de Huntington (doença hereditária e progressiva do SNC).
DCJ - doença de Creutzfeldt-Jakob (doença do SNC, transmissível, progressiva e fatal)
DAF - doença de Alzheimer familial
EEG - eletroencefalograma
EMG - eletromiografia
EEB - encefalopatia espongiforme bovina (mal da vaca louca)
EAL - esclerose amiotrófica lateral
EM - esclerose múltipla
LCR - líquido cefalorraquidiano
LCE - líquido cérebro espinhal
LRM - lesão raquimedular
NDC - nível de consciência
PIC - pressão intra craniana
PaCO - pressão parcial de dióxido de carbono
PPC - pressão de perfusão cerebral
SNC - sistema nervoso central
TRM - trauma raquimedular
TCE - traumatismo crânio-encefálico

Nenhum comentário:

Postar um comentário