quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sistema Digetivo




O aparelho digestivo ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável para obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão.

O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões; boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

A superfície interna, ou mucosa, dessa região, apresenta, além de inúmeros dobramentos maiores, milhões de pequenas dobras, chamadas vilosidades (aumenta a superfície de absorção intestinal). As membranas das próprias células do epitélio intestinal apresentam, por sua vez, dobrinhas microscópicas denominadas microvilosidades. O intestino delgado também absorve a água ingerida, os íons e as vitaminas. Ele se divide em duodeno, jejuno e íleo.

* Intestino delgado
o Duodeno: Dividido em quatro partes com forma de C, é no duodeno que o suco pancreático (neutraliza acidez do quimo e faz a digestão de proteínas, de carboidratos e de gorduras) e a secreção biliar (emulsificação de gorduras) agem atacando a quimo e a transformando em quilo. Possuí as glândulas de Brunner que secretam muco nas paredes do intestino delgado.

o Jejuno: Começa a absorção dos nutrientes. Faz continuação ao duodeno, recebe este nome porque sempre que é aberto se apresenta vazio.

o Íleo: É o último segmento do intestino delgado que faz continuação ao jejuno. Recebe este nome por relação com osso ilíaco. É mais estreito e suas túnicas são mais finas e menos vascularizadas que o jejuno.

* Intestino grosso: Dividido em quatro partes: ceco (cecumico ou cecum), cólon, apêndice e o reto. É o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas. Glândulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trânsito e eliminação pelo ânus. Fortíssimas ondas peristálticas, denominadas ondas de massa, ocorrem eventualmente e são capazes de propelir o bolo fecal, que se solidifica cada vez mais, em direção às porções finais do tubo digestório: os cólons, sigmóide e reto.

o Apêndice: É uma pequena extensão tubular terminada em fundo cego.
o Ceco: É a porção inicial do intestino grosso segmento de maior calibre, que se comunica com o íleo. Para impedir o refluxo do material proveniente do intestino delgado, existe uma válvula localizada na junção do íleo com o ceco - válvula ileocecal. No fundo do ceco encontramos uma ponta chamada apêndice cecóide ou vermicular.

o Cólon: É a região intermediária, um segmento que se prolonga do ceco até o ânus.
o Sigmoide: O sigmóide ou porção pélvica, é a seção do intestino grosso que liga a porção transversal do mesmo ao reto. Recebe o nome sigmóide pela sua aparência que lembra a letra "S" do alfabeto grego (sigma). O nome porção pélvica refere-se à região em que se encontra.

É caracterizado por ser a parte do intestino na qual os movimentos peristálticos fazem maior pressão no bolo alimentar a fim de solidificá-lo e transformá-lo em fezes.
o Reto: É a parte final do tubo digestivo e termina-se no canal anal. Ele possui geralmente três pregas em seu interior e é uma região bem vascularizada. Pode ser avaliado através do toque retal, retoscopia ou retosigmoideoscopia. É no canal anal que ocorrem as hemorróidas que nada mais são que varizes nas veias retais inferiores.
* Ânus: Controla a saída das fezes, localizado na extremidade do intestino grosso

Glândulas acessórias

Ao tubo digestivo estão associadas glândulas que produzem sucos digestivos ricos em enzimas e outras substâncias que ajudam a dissolver os alimentos. O fígado intervem, ainda que não produza qualquer suco digestivo mas, sim, a bílis que funciona como emulsificante (ajuda a quebrar a gordura em gotas de pequena dimensão, de forma a facilitar a absorção, ou seja, a digestão). As glândulas/órgãos/estruturas anexas são:

* Glândulas salivares
* Glândulas gástricas (na parede interna do estômago)
* Glândulas intestinais (na parede interna do intestino delgado)
* Pâncreas
* Fígado



DESIGNAÇÃO

são 9 regiões onde é utilizado para estudos anatômicos
- hipocôndrio direito
- epigástrio
- hipocondrio esquerdo
- região lombar lateral
- região lombar esquerdo
- região umbilical
- região inguinal (ilíaca)
- hipogastrica (região pubica)
- região inguinal (ilíaca)

e 4 quadrantes onde é utilizado para localizar sítios de cor, tumor ou anormalidade
- quadrante superior direito
- quadrante inferior direito
- quadrante superior esquerdo
- quadrante inferior esquerdo

SINTOMAS AGRUPADOS DO SISTEMA
Aparelho Digestivo : apetite, dor abdominal, distensão abdominal, uso crônico de laxantes, vômitos, hematêmese, náuseas, pirose, habálito intestinal normal e alterações, enterorragia, melena, fezes em fita, acolia.

ABREVIATURAS
ATM - articulação temporomandibular
CA - circunferência abdominal
CNG - catetr nasogástrico
CNE - cateter nasoentérico
DTM - distúrbio temporomandibular
EDA - endoscopia digestiva alta
EED - esôfago estômago endoscopia
FMI - fixação mandibular interna
HDA - hemorragia digestiva alta
HDB - hemorragia digestiva baixa
NPT - nutrição parenteral total
RHA - ruído hidro-aéreo
SNG - sonda nasogástrica
SNO - sonda orogástrica
SNE - sonda nasoentérico
SND - serviço de nutrição e dietética
TGI - trato gastro intestinal
GI - gastrintestinal

Nenhum comentário:

Postar um comentário