quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tórax - Sistema Pulmonar (Respiratório)




Os órgãos do sistema respiratório, além de dois pulmões, são: fossas nasais, boca, faringe (nasofaringe), laringe, traquéia, brônquios (e suas subdivisões), bronquíolos (e suas subdivisões), e os alvéolos pulmonares reunidos em sacos alveolares.

A função principal do sistema respiratório é basicamente garantir as trocas gasosas com o meio ambiente. O processo de troca gasosa no pulmão, dióxido de carbono por oxigênio, é conhecido como hematose pulmonar. Mas também ajuda a regular a temperatura corpórea, o pH do sangue e liberar água.

A inspiração e a expiração são processos passivos do pulmão já que ele não se movimenta, isso fica a cargo do diafragma, dos músculos intercostais e da expansibilidade da caixa torácica, que garante a conseqüente expansão do pulmão graças à coesão entre a pleura parietal (fixa na caixa torácica) e a pleura visceral (fixa no pulmão).

O ar inspirado, rico em oxigênio, passa pelas vias respiratórias, sendo filtrado, umedecido, aquecido e levado aos pulmões. No íntimo pulmonar o oxigênio do ar inspirado entra na circulação sanguínea e o dióxido de carbono do sangue venoso é liberado nos alvéolos para que seja eliminado com o ar expirado. O ar expirado é pobre em oxigênio, rico em dióxido de carbono e segue caminho oposto pelo trato respiratório.

A respiração, ou melhor dizendo, a ventilação pulmonar, é um processo "semi-automático", que permite a intervenção do sistema nervoso central, mas normalmente é controlada pelo bulbo (que controla a amplitude e frequência da respiração), o diafragma é controlado pelo nervo frênico. O bulbo é sensível às variações de pH do sangue. Ao faltar oxigênio na corrente sanguínea, ocorre um aumento da concentração do ion bicarbonato (HCO3, forma na qual ocorre a maior parte do transporte de gás carbônico no sangue) de caráter ácido, acarretando uma redução do pH e a consequente resposta do bulbo a esta variação, que consiste em aumentar a frequência respiratória.

São assim denominadas as estruturas responsáveis pelo transporte do ar aos pulmões no organismo humano. Essas estruturas são anatomicamente separadas em:

* Fossas nasais (nasofaringe)
* Faringe
* Laringe
* Traquéia
* Brônquios, subdivididos em:
o Brônquios principais
o Brônquios lobares
o Brônquios segmentares
* Bronquíolos (respiratórios e terminais)
* Alvéolos

O epitélio respiratório (pseudoestratificado, ciliado, não-queratinizado) é a mucosa que reveste boa parte do trato respiratório, estendendo-se das fossas nasais até os brônquios. Esse epitélio é responsável pela filtração, aquecimento, e umidificação do ar inspirado. A filtração é possível graças à presença de muco secretado pelas células caliciformes e dos cílios que orientam seus batimentos em direção à faringe, impedindo a entrada de partículas estranhas no pulmão; enquanto o aquecimento é garantido pela rica vascularização do tecido, principalmente nas fossas nasais.

A laringe tem importante função ao impedir a entrada de alimento nas vias aéreas inferiores e garantir a fonação. No homem, é formada por nove peças de cartilagem: a cartilagem tireóide, localizada anteriormente e em forma de duas placas formando um diedro, esta é a cartilagem da laringe que forma a proeminência laríngea ou pomo-de-adão; inferiormente instala-se a cartilagem cricóide, que possui um formato de anel e conecta-se com a extremidade superior da traquéia; posteriores à cartilagem tireóide está o par de cartilagens aritenóides, que são presas à região supero-posterior da cartilagem cricóide; fixas sobre cada cartilagem aritenóide encontra-se uma cartilagem corniculada; anteriores às cartilagens aritenóides e posteriores à cartilagem tireóide encontram-se as duas cartilagens cuneiformes; e por cima da estrutura da laringe se encontra a cartilagem epiglótica, mobilizável pelos músculos da laringe para fechar a epiglote durante a deglutição. Todas essas cartilagens são unidas por tecido fibroso e músculos. As pregas vocais (cordas vocais) são duas pregas músculo-membranosas presentes na parede posterior da cartilagem tireóide, que aumentam ou reduzem a luz da rima da glote (abertura entre as pregas vocais) produzindo sons durante a passagem de ar.

A traquéia é formada por anéis incompletos de cartilagem em forma de "C", feixes musculares lisos, uma capa interna de epitélio respiratório, e mais externamente de tecido conjuntivo que envolve todas essas estruturas. Inferiormente se subdivide e dá origem a dois brônquios que penetram no pulmão pelo hilo do pulmão.

Os brônquios, à medida que penetram no pulmão, vão sofrendo sucessivas ramificações até virarem bronquíolos terminais.

SINTOMAS AGRUPADOS AO SISTEMA

- Mamas : nódulos, secreção, dor, relação dos sintomas com o ciclo menstrual, auto-exame, história familiar de mastopatia.
- Aparelho Respiratório : dor torácica, tosse, dispnéia, expectoração, hemoptise, sibilância (chiado)

MEDICAMENTOS E SUA FUNÇÃO NO ORGANISMO
- Calmantes de Tosse : acalmam a tosse improdutiva, sem secreção.
- Mucolíticos : diminuem a aderência de secreções na árvore brônquica.
- Expectorantes : favorem a tosse produtiva.
- Broncodilatadores : dilatam os brônquios, facilitando a saída de secreções.

ABREVIATURAS DO SISTEMA
BCP - broncopneumonia
CO2 - dióxido de carbono
CI - capacidade inspiratótia
CV - capacidade vital
CPT - capacidade pulmonar total
CRF - capacidade residual funcional
DPOC - doença pulmonar obstrutiva crônica
EOT - entubação orotraqueal
EAP - edema agudo de pulmão
IVAS - infecção das vias aéreas superiores
MV - mumúrio vesicular
O2 - oxigênio
PEEP - pressão témino expiratória positiva
PCO2 - pressão parcial de dióxido de carbono
PO2 - pressão parcial de oxigênio
PAO2 - pressão parcial de oxigênio alveolar
PACO2 - pressão parcial de dióxido de carbono alveolar
PaO2 - pressão parcial de oxigênio arterial
PVCO2 - pressão parcial de dióxido de carbono venoso
RA - ruído adventício
RPM - respiração por minuto
SARA - síndrome da angústia respiratótia aguda
TB - tuberculose, pode ser pulmonar ou extra-pulmonar
VAS - vias aéreas superiores
VC - volume Corrente
VRI - volume inspiratótio de reserva
VRE - volume expiratótio de reserva
VR - volume residual

Nenhum comentário:

Postar um comentário