sábado, 11 de setembro de 2010

SUS - Sistema Único de Saúde




O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros.

PORTARIA Nº 2.230 DE 23 DE SETEMBRO DE 2009
Dispõe sobre a aplicação da Portaria nº 2.048/GM, de 3 de setembro de 2009, que aprovou o Regulamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e dá outras providências.

PORTARIA Nº 2.048 DE 3 DE SETEMBRO DE 2009
Aprova o Regulamento do Sistema Único de Saúde (SUS)

Conheça a Mesa Nacional do SUS, que nada mais é que um fórum permanente de negociação entre empregadores e trabalhadores do SUS e trata de todos os pontos pertinentes à força de trabalho da saúde.

O manual “SUS de A a Z” é uma publicação, do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que traz os conceitos mais usuais relacionados às ações e aos serviços da Saúde Pública. O material é voltado para o gestor estadual e municipal de Saúde, mas, por ser de fácil leitura, pode ser usado por todos os cidadãos.

A “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde” traz informações para que você conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde. Ela reúne os seis princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro o ingresso digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado.

Disque saúde 0800 61 1997 Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF CEP: 70058-900

Um comentário:

  1. Obrigado, pela complementação e pelo comentário, espero ajudar sempre com minhas informações e orientações.

    ResponderExcluir