É a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde.
sábado, 11 de setembro de 2010
Tipos de Drogas - conceito / classificação
Tipos de Drogas
Barbitúricos - São os calmantes e sedativos
Ansiolíticos - São os tranquilizantes e relaxantes, e reduzem o estado de alerta
Inalantes - Produz sensação de euforia e excitação, pertubaçãoes auditivas, visuais e até alucinações.
Lança-Perfume - São Solventes como esmaltes, acetona , colas, tintas, benzina, tiners, propelentes, gasolina, removedores, vernizes, etc.
Xaropes - são formulações farmacêuticas que contêm grande quantidade de açucares, ou xaropes onde o medicamento ativo é geralmente a codeína ou o zipeprol.
Cogumelos - Extraído uma substância de poderosa alucinógena: a psilocibina.
Cocaína - A cocaína é um psicotrópico, pois age no Sistema Nervoso Central, atuação é no cérebro e na medula espinhal, exatamente nos órgãos que comandam os pensamentos e as ações das pessoas.
Maconha - é considerada um alucinógeno, isto é, faz o cérebro funcionar de forma desconcertante e fora do normal e seu princípio ativo é o delta nove tetrahidrocanabinol (THC).
Heroína - determina dependência física e psíquica, isto é, a sua retirada vai determinar a "síndrome de abstinência" É produzida a partir de uma modificação química da morfina
Merla - A merla é um subproduto da cocaína, É uma droga altamente perigosa, que causa dependência física e psíquica, além de provocar danos, as vezes irreversíveis ao organismo.
Anfetaminas - são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais “acesas”, “ligadas”, com “menos sono”, “elétricas” etc.
LSD e Ecstasy - São drogas sintéticas, e provocam distorções sérias no funcionamento cerebral; o usuário sente-se um "super-homem", incapaz de avaliar situações de perigo; ilusões, alucinações e desorientação têmporo-espacial são comuns.
Crack - Leva 10 segundos para fazer o efeito, gerando euforia e excitação; respiração e batimentos cardíacos acelerados, seguido de depressão, delírio e "fissura" por novas doses.
Ópio - Mais conhecida como "papoula" é um suco resinoso, coagulado, o látex leitoso da planta dormideira, extraído por incisão feita na cápsula da planta, depois da floração. Os principais alcalóides do ópio são: a morfina (10%), a codeína, a tebaína, a papaverina, a narcotina e a narceína.
Álcool - É a substância psicoativa mais antiga da humanidade. Consumo excessivo traz diversos complicaçoes.
Fumo - A ação da nicotina é exercida pelo sistema sobre o sistema parassimpático e simpático e pela liberação de adrenalina e influi na diminuição do consumo do oxigênio e, além de prejudicar o organismo em geral, vai diretamente ao cérebro, coração e circulação.
Cafeína - não produz uma verdadeira euforia, mas causa dependência psicológica, aumenta a vivacidade, a performance mental e a motora, especialmente nos fadigados.
Anabolizantes - são drogas relacionadas ao hormônio masculino Testosterona fabricado pelos testículos.têm a propriedade de aumentar os músculos e por esse motivo são muito procurados por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a aparência física.
Skank - é uma espécie de maconha (cannabis sativa), cultivada em laboratório, com efeito concentrado. estudos apontam que o índice de THC pode ser de até 17,5%
Mefedrona - Conhecida também como "miau-miau" ou "M-cat", a droga não está sob controle internacional, Geralmente vendida na forma de pó branco, os efeitos da mefedrona incluem aumento da euforia, estado de alerta e agitação. A droga é vendida de forma frequente pela internet como fertilizante de plantas.
O poder de cada droga
Características de cada substância, nos Estados Unidos, em 2001
Substâncias / Acessibilidade / Poder de vício / Letalidade / Faixa Etária
Nicotina ------- Grande ------------ 80 --------- Alta --------- 15,5 ---
Heroína -------- Pequena ----------- 35 --------- Média -------- 19,5 ---
Cocaína -------- Média ------------- 22 --------- Alta --------- 21,9 ---
Sedativos ------ Média ------------- 13 --------- Média -------- 19,5 ---
Estimulantes --- Média ------------- 12 --------- Alta --------- 19,3 ---
Maconha -------- Média ------------- 11 --------- Baixa -------- 18,4 ---
Alucinógenos --- Grande ------------ 09 --------- Baixa -------- 18,6 ---
Analgésicos ---- Média ------------- 07 --------- Média -------- 21,6 ---
Álcool --------- Grande ------------ 06 --------- Média -------- 17,4 ---
Tranqüilizantes Média ------------- 05 --------- Média -------- 21,2 ---
Inalantes ------ Grande ------------ 03 --------- Média -------- 17,3 ---
Fonte: Pesquisa Doméstica Nacional sobre Uso de Drogas 2001, do Departamento de Saúde dos Estados Unidos - Revista Super Interessante
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário